Páginas

A quem possa interessar


Qual a diferença entre suspensão e hibernação ?

Suspensão é um estado de economia de energia que permite que o computador reinicie rapidamente a operação de energia plena (geralmente após vários segundos) quando você desejar continuar o trabalho. Colocar o computador no estado de suspensão é como pausar um DVD player — o computador imediatamente para o que estiver fazendo e fica pronto para reiniciar quando você desejar continuar o trabalho.

Hibernação é um estado de economia de energia projetado principalmente para laptops. Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia. Em um laptop, use a hibernação quando não for utilizar o laptop por um longo período de tempo e se você não tiver oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo.



Faça a bateria de seu notebook durar mais
A energia da bateria em seu notebook não dura o suficiente? A bateria dos notebooks nunca parece ter carga suficiente para realizar as tarefas que precisamos - seja ela digitar um texto, assistir a um filme ou simplesmente acessar a Internet. Da mesma forma, o notebook fica um pouco menos interessante a cada vez que precisamos correr atrás de um ponto de luz para poder ligá-lo. Aproveite, então, essas dicas do Superdownloads para maximizar a carga do seu computador.




Aproveite as opções de energia

Os principais sistemas operacionais possuem configurações pré-definidas para diferentes usos, uma delas para maior autonomia de carga com o nome de Economia de energia ou Maximizar energia. No Windows, ou mesmo em Mac OS X ou Linux, basta clicar em um ícone que lembra um medidor de energia ou plugue de tomada e selecione o modo apropriado.



Na configuração de economia de energia, geralmente o processador é utilizado em velocidade reduzida, o monitor é desligado com poucos minutos de inatividade e em alguns casos até o disco rígido é desligado. Algumas das dicas a seguir já são aplicadas na configuração de economia do sistema, mas não custa nada tentar ajustá-las à sua preferência.
Diminua o brilho da tela

Um dos maiores gastadores de energia nos computadores - e mais ainda nos notebooks - é o monitor. A diferença entre a configuração de brilho máximo e mínimo pode ser de uma hora em um notebook normal - e até mais, conforme a capacidade da bateria.

Na maioria dos notebooks atuais existe uma tecla ou combinação de teclas que podem ser usadas para fazer isso independente do sistema operacional. Em boa parte deles, basta pressionar a tecla Fn com uma das teclas de função - as teclas que ficam na fileira superior do teclado. Em caso de dúvidas, consulte o manual de seu notebook.
Desative o Bluetooth e Wi-fi

Os dois sistemas de comunicação e transferência de dados consomem energia quando ativados, mesmo quando fora de uso. Assim como no caso do brilho no monitor, os notebooks com Bluetooth e rede sem fio integrados geralmente possuem uma tecla específica para ativar ou desativar seu uso (confira no seu manual, por precaução). Quando os dispositivos estão conectados ao notebook, remova-os da maneira apropriada.
Desfragmente o disco

Quanto mais fragmentado estiver o disco rígido, mais ele terá de girar seus discos - ou pratos, como também são conhecidos - para ler ou gravar os arquivos. Aproveite e remova arquivos desnecessários seguindo este outro tutorial.
Desconecte periféricos em desuso

Remova celulares, iPod, iPhone, aparelhos de MP3 e outros dispositivos ligados à porta USB. Muitos deles aproveitam a conexão para recarregar suas baterias - enquanto esvaziam a do notebook...

Caso tenha, faça o mesmo com periféricos Firewire, ExpressCard, PC Card e PCMCIA. Algumas pessoas até desplugam o mouse para usar o trackpad e ganhar alguns minutos.
Não minimize programas, feche-os

Ele utilizam muito a memória - que se ficar cheia vai obrigar o computador a usar o disco rígido como memória virtual -, além do processador. Alguns podem ser desativados no sistema para não serem abertos quando o computador é ligado.
Para o Windows VistaO Windows Vista possui um recurso aparentemente inofensivo que aumenta consideravelmente o consumo de energia, a Barra Lateral do Windows. Justamente por isso alguns programadores criaram o Vista Battery Saver.

Ao instalar o programa, ele detecta se o notebook está funcionando ligado à tomada ou utilizando a bateria e desativa, além da barra lateral, o visual Windows Aero (responsável pela transparência nas janelas e outros efeitos). Para isso, basta selecionar a opção Always deactivate on battery nos dois primeiros campos do programa.


É possível definir a desativação dos dois recursos quando o nível da bateria fica inferior a um ponto definido pelo usuário. Outra opção disponível é gerenciar qual modo de energia é utilizado quando o notebook está ligado ou não à tomada.

Para usuários avançados

Acrescente memória RAM - quanto mais RAM, menos acessos ao disco rígido. De preferência, use o mínimo de pentes para a maior quantidade de memória possível.

Use o modo de hibernação ao invés do modo dormir - o modo de hibernação (hibernate) - quando disponível - economiza um pouco mais de energia que o modo dormir (sleep).

Desative recursos visuais pesados - no Vista e Windows 7, desligue efeitos como transparência de janelas e a barra lateral que, além de consumir a bateria, podem deixar o computador mais lento.

Desative as tarefas agendadas - quando menos você espera elas são executadas e, além de usar o processador, usam a memória e o disco rígido.

Desative as atualizações automáticas - atualize o sistema e softwares manualmente quando o notebook estiver ligado à tomada.

Limpe os contatos da bateria - use um produto específico para limpeza de contatos. Em caso de dúvida sobre qual substância usar, entre em contato com o fabricante da bateria/notebook.

Desative o recurso de gravação automática no Word e outros aplicativos - lembre-se, no entanto, de gravar o arquivo antes de a bateria acabar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário